A Geoquímica no Brasil e no Mundo


Apresentação

progeo 1001A Sociedade Brasileira de Geoquímica -, dentro do papel definido em seu estatuto, qual seja: "estimular o aperfeiçoamento do ensino da geoquímica em todos os níveis" e "edição de publicações especializadas", tem grande satisfação ao oferecer a seus associados e amigos esse valioso compêndio.

Vale lembrar que em mais de duas décadas de existência da SBGq, o livro precurssor de prospecção geoquímica, e talvez o único em português, foi elaborado por Otácio Litch, que não mediu esforços para sintetizar o que havia de mais moderno no assunto. Após oito anos de pesquisas, o livro foi editado em 1998 pelo CPRM - Serviço Geológico do Brasil. A procura foi grande e o livro rapidamente se esgotou.

A idéia de editar um novo livro sobre prospecção geoquímica contendo o estado da arte das múltiplas áreas de conhecimento geoquímico, redigido por especialistas, surgiu de um ideal em que participaram o próprio Litch e os colegas Bandeira de Mello, Ronaldo C. S. Gonçalves e Maurício Ramos. A iniciativa foi prontamente aceita por diversos profissionais reunidos no X Congresso Brasileiro de Geoquímica realizado em 2005 em Porto de Galinhas, Pernembuco. Foi assim amadurecida a concepção de um livro de ampla abordagem, englobando minerais metálicos e não-metálicos, incluíndo ainda petróleo e gás. O objetivo foi atender, sobretudo, as expectativas de estudantes e novos profissionais que hoje ingressam no mercado, como livro texto básico. Serve ainda para complementar o conhecimento de profissionais que atuam na prospecção geoquímica, seja no âmbito das empresas seja no meio acadêmico.

O desafio recebeu rápido apoio financeiro da Petrobras e das empresas afiliadas à ADIMB, a saber: Votorantim Metais, BHP/Billiton, Geosol, Vale, Rio Tinto Desenvolvimento Mineral - RTDM e Anglo American Brasil Ltda, a quem somos gratos. Não poderíamos deixar de citar também a importante participação do CPRM que assumiu a árdua tarefa de editoração dos textos.

Temos certeza que este livro será uma referência para as futuras gerações, motivando novos talentos a darem prosseiguimento aos trabalhos geoquímicos que a décadas vêm sendo desenvolvido por professores e pesquisadores, pioneiros esses que engrandeceram nossa sociedade nos enchendo de orgulho e gratidão pelo serviço prestado. Todos os autores estão de parabéns por terem apresentado suas contribuições em um prazo relativamente curto e pela quota de sacrifício em face do tempo furtado junto a seus familiares e amigos em prol desta obra.

Esperamos contar com sugestões de todos para que possamos, no futuro, trazer a público novas edições mais completas e atualizadas, que venham atender aos reais anseios de nossa comunidade científica geoquímica.

Atenciosamente,

Luiz Antonio Freitas Trindade
Petrobrás



cbgqAnais

Nova Parceria - Saiba Mais

LogoGBA

GB

Livro Geol Medica

Livro de Prospecção