A Geoquímica no Brasil e no Mundo


A Criação da SBGq

A citada sociedade viria a ser criada sob o nome Sociedade Brasileira de Geoquímica - SBGq no salão nobre da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - MG, por ocasião do III Simpósio Brasileiro de Geoquímica que ocorreu entre 20 a 24 de novembro (figura 10). A comissão organizadora do III simpósio foi presidida pelo professor Hubert Roeser, tendo como secretário da comissão organizadora Gabriel O. Polli e o professor Jorio Coelho como tesoureiro. Os temas abrangiam litogeoquímica, prospecção geoquímica, pedogeoquímica, hidrogeoquímica, geoquímica do meio ambiente, geoquímica analítica e geoquímica orgânica. A programação incluiu 46 sessões técnicas, 6 sessões-paineis, 4 breves comunicações e 3 excursões. Foram ainda ministradas palestras plenárias através dos professores Harvey Blatt da Universidade de Oklahoma - USA, Hernani Chaves do CENPES / PETROBRAS, Georg Muller da Universidade Técnica de Clausthal na Alemanha. Já naquela época se reafirmava a necessidade de adoções de políticas de fiscalização e controles ambientais em empresas e órgãos governamentais. Realmente estava patente que a comissão já se comportava como uma sociedade nos moldes legais. Assim, com o propósito de estruturar a sociedade, foi eleita uma comissão provisória formada por Cláudio Dutra, Dorival Bruni e Carlos Siqueira Bandeira de Mello.

figura-101

Figura 10 - Alguns membros da última diretoria da CTCGq e convidados no Terceiro Simpósio de Geoquímica realizado em Ouro Preto antes da criação da SBGq em novembro de 1985.

No dia 28 de novembro de 1985 terminou-se a estruturação da sociedade e foi formalmente criada em Ouro Preto , MG, a Sociedade Brasileira de Geoquímica, SBGq, entidade civil, sem fins lucrativos, tendo sido escolhida a cidade do Rio de Janeiro como com sede e foro jurídico da sociedade.

No final de 1985 ou mais precisamente em 13 de dezembro de 1985 foram eleitas no Rio de Janeiro a Diretoria executiva e Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Geoquímica -SBGq. Esta diretoria abrangeria o período de 1986 a 1989.

Nos estatutos da SBGq foi então escrito que "o objetivo prioritário é de congregar todos os profissionais que vêm exercendo atividades relacionadas à geoquímica do Brasil. A promoção do desenvolvimento das ciências e das técnicas geoquímicas, a realização de eventos vários (cursos, seminários, congressos, etc) para fins de difusão de conhecimentos e apresentação de trabalhos técnico-científicos, a edição de publicações especializadas e a integração ensino / pesquisa/ universidade/ empresa são algumas de suas metas permanentes".