A Geoquímica no Brasil e no Mundo


Notícias sobre o GBA

Noticias sobre o GBA divulgadas em 14 de Janeiro de 2009 para a sua lista de adesões por Daisy Barbosa Alves (Secretária geral da Association International Pour lÉtude des Argilas -AIPEA).

Seguem as informações reunidas recentemente sobre as atividades de interesse aos estudiosos de argilas e dos argilominerais.

Evento 1: 44o. Congresso Brasileiro de Geologia - Curitiba

Durante o 44 Congresso Brasileiro de Geologia, ocorreu uma reunião de divulgação das atividades da Association International pour l'´Étude des Argiles (AIPEA), associação filiada à International Union of Geological Sciences (IUGS), e que agrega cientistas e estudiosos de argilas e argilominerais a nível internacional.

A pauta proposta para esta reunião foi:

  1. Atividades da AIPEA
  2. Criação do Grupo Brasileiro de Argilas
  3. Outras Propostas

Item 1 da Pauta: AIPEA

Apesar de alguns problemas de logística e com o auxílio oportuno da Camila, conseguimos acessar o site da AIPEA. qual seja:

http://www.aipea.org

1.1 - Foram apresentados as características e objetivos desta instituição e o meu posicionamento como atual secretária geral.
1.2 - Foi feita a divulgação do novo número do AIPEA Newsletter (disponível no site).
1.3 - Foi anunciado que a AIPEA realiza International Clay Conferences (ICC), de quatro em quatro anos.
1.4 - Foi apresentado o convite para participação na próxima ICC (a 14a.) que terá lugar em Castellaneta Marina, na Itália, de 14 a 20 de junho de 2009, sendo que o site do evento é http://www.14icc.org

Lembrete.: Os organizadores do evento dilataram o prazo de recebimento dos resumos para o dia 31 de janeiro de 2009.

1.5 - Foi recomendado que os participantes consultem o site da AIPEA para obtenção de informações complementares mais detalhadas.
1.6 - Foi feita a menção de que o conselho diretor da AIPEA gostaria de ampliar o número sociedades nacionais adesas de modo a facilitar a divulgação dos resultados de estudos e pesquisas sobre argilas e argilomineras. Desta forma, tem incentivado a adesão de sociedades nacionais. Entretanto, não se sabe da existência de um Grupo Brasileiro de Argilas (ou com um nome similar) que possa representar o Brasil junto à AIPEA, embora, historicamente, já tenha havido algumas tentativas de criação deste grupo.

Item 2 da Pauta: Grupo Brasileiro de Argilas

Foi promovida uma discussão sobre as possibilidades de se criar um Grupo Brasileiro de Argilas e de este grupo vir a organizar a 15 ICC em 2013. O Brasil dispõe de pesquisadores e estudiosos maduros no tema e esta atividade desafiadora seria agregadora da comunidade dos argilófilos. Entretanto, vários obstáculos foram apontados para a criação e a manutenção de uma entidade técnica independente: estrutura física e fiscal, ser mais uma mensalidade (para aqueles que já são sócios da SBGeo ou outra instituição nacional), etc.

Anteriormente, havia conversado com o presidente da Sociedade Brasileira de Geoquímica (SBGq), Dr. Carlos Siqueira Bandeira de Mello, apresentando-lhe a proposta do Prof. Milton L. L. Fomoso de que o Grupo Brasileiro de Argilas ficasse circunscrito a uma associação já formalizada. A nosso convite, o Dr. Bandeira de Melo esteve presente a esta reunião e manifestou a sua opinião favorável quanto a esta proposta. Ao mesmo tempo falou que a SBGq tem condições de apoiar a realização da 15ICC, se for decidido a sua realização no Brasil. Para facilitar o contato dentre a comunidade de pesquisadores e estudiosos brasileiros, foi proposto a criação de um site, cujo endereço é: http://groups.yahoo.com/group/group/argila_argilominerais. Aqueles que me passaram os seus e-mails estão sendo adicionados e já podem participar.

Item 3: Outras Propostas

3.1 - O Prof. Dr. André Mexias fez divulgação do evento que estava sendo organizado na UFRGS, em Porto Alegre durante o mes de dezembro/2008 (já realizado - vide à frente).

3.2 - A proposta de se trazer a 15 ICC para o Brasil teve grande aceitação pelos presentes. Em continuidade, levantou-se a possibilidade de se criar um encontro nacional temático no primeiro semestre de 2009 quando se reuniria a comunidade brasileira de argilófilos (possivelmente no Rio de Janeiro) para construir uma proposta a ser levada à Assembléia geral da AIPEA em Castellanetta (Itália) e quando então se definiria também o grupo pessoalmente comprometido com a sua organização.

Evento 2: Encontro Franco-Brasileiro de Argilas e Argilominerais em Ambientes de Baixa e Alta Temperatura, UFRGS, Porto Alegre (RS), realizado em 15.12.2008.

  • O evento contou com um dia de apresentação de trabalhos orais e de uma excursão de campo visitando jazidas no estado do Rio Grande do Sul e no Uruguai.
  • Foram reapresentados o resumo das atividades da AIPEA, a proposta de criação do Grupo Brasileiro de Argilas e de trazer a 15a. ICC para o Brasil.
  • Considerou-se inviável a realização de um pré-evento no primeiro semestre de 2009 para reunir a comunidade de interesse e efetuar a preparação da proposta formal de trazer a 15ICC para o Brasil. Entretanto, os presentes apoiam a idéia de se efetivar esta proposta e estão empenhados na sua concretização. Os professores Andre Mexias (UFRGS), Romulo Angelica (UFPA), Marcondes Lima da Costa (UFPA) e Reiner Neumann (CETEM-RJ) se prontificaram a discutir as idéias apresentadas e dar andamento naquelas consideradas factíveis.
  • Num primeiro momento, o Prof. Romulo Angelica está organizando uma lista dos interessados (estou repassando a ele os e-mails de todos vocês) de modo a manter coeso o grupo dos interessados em participar na organização do 15ICC e entrará em contato com vocês oportunamente.
  • Neste momento, é de bom senso que a comunidade brasileira de argilófilos marque presença no 14ICC em junho próximo. De modo que se incentiva a participação de todos no envio de trabalhos e participação do evento.

Solicitamos divulgação desta mensagem a todos os interessados.

Notas por Daisy Barbosa Alves
Secretária Geral da AIPEA
14 de Janeiro de 2009